En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:
O Tribunal de Justiça da União Europeia não deve ser confundido com o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos.
O Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) é o órgão judicial da UE. Tem sede no Luxemburgo, ao contrário da maior parte dos demais órgãos, sediados em Bruxelas ou Estrasburgo.
Operando como tribunal de cúpula da União Europeia, tem jurisdição sobre matérias de interpretação da legislação europeia, em especial:
Atualmente, indivíduos sozinhos não podem formular ações perante o TJUE. Os empregados das Instituições Europeias (Comissão Europeia, Parlamento Europeu, Conselho da União Europeia, Conselho Europeu, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas e banco Central) e corpos relacionados podiam processar os seus empregadores no Tribunal de Justiça. Posteriormente a competência para apreciar esses pedidos passou a um tribunal de instância inferior, chamado Tribunal Geral da União Europeia, que foi associado ao Tribunal de Justiça em 1989 e que tratou desses casos até 2005, quando para tanto foi criada uma secção jurisdicional especializada, o Tribunal da Função Pública da União Europeia.
Antes do Tratado de Lisboa de 2007, era denominado Tribunal de Justiça da Comunidade Europeia.
Não deve ser confundido com o Tribunal Europeu de Direitos Humanos, sediado em Estrasburgo, integrante do Conselho da Europa.